WickedBotz

Nossos Projetos

Além de campeonatos, também criamos projetos próprios, sejam eles educacionais ou para empresas reais e com utilidade no mercado de trabalho!

Robô explorador

O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um robô cuja função é o reconhecimento de ambiente, possibilitando sua locomoção de modo inteligente.

Em sua criação, optou-se em fazer uso de materiais em seu estado mais simples, como componentes eletrônicos e engrenagens no lugar do conjunto desses objetos em estado de comercialização (como placas de circuitos completas e conjuntos de esteiras prontos). A única exceção foi o controlador Arduino, para manter um baixo custo de projeto e ter maior domínio de conteúdo sobre o funcionamento do robô, ampliando suas possibilidades de funcionamento com substituição de pequenas peças.

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Robot Banner

Robô controlado sem fio

O projeto teve como foco desenvolver um protótipo robótico rádio controlado, com um sistema de segurança contra colisões em obstáculos. Assim, ao percorrer um trajeto e entrar em rota de colisão, o próprio equipamento teria a inteligência de parar antes, observar ambos os lados e decidir qual a melhor rota para posicionar-se, sugerindo ao controlador seguir por ela. Iniciamos as pesquisas com estudos nas principais áreas de engenharia como elétrica, mecânica e programação.

Projeto Humanoide

O principal objetivo deste projeto é desenvolver um protótipo capaz de se movimentar em direções diversas em solo plano, com autonomia de balancear seu corpo. Assim, se surgisse possibilidades de queda, ele teria a capacidade de recuperar seu equilíbrio inicial e voltar a movimentar-se. Com a participação das grandes áreas da eletrônica, mecânica, informática e medicina, foi possível construir toda estrutura do humanoide, que foi desenvolvida baseando se na mecânica de um corpo humano real nas proporções corretas, porém, em escala reduzida. Dessa forma, é possível mapear os movimentos realizados por um corpo humano e depois repassá-los para que a máquina possa imitá-los.

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Projeto Trator

Um projeto pioneiro no Brasil desenvolvido pela Católica de Santa Catarina em parceria com a Universidade Federal do Paraná vira realidade. Em março, as instituições iniciam a implantação de um sistema inédito de sensoriamento de máquinas agrícolas, com o objetivo de melhorar o desempenho dos tratores da New Holland – fabricante internacional  de implementos agrícolas.

O projeto foi liderado por Samir Paulo Jasper, coordenador do Laboratório de Adequação de Tratores Agrícolas do setor de Ciências Agrárias da UFPR. Da Católica SC também participam os professores Luciano Bueno (Engenharia Mecânica), Manfred Heil Junior (Sistemas de Informação) e Carlos Eduardo Viana (Engenharia Elétrica e Sistemas de Informação); e os acadêmicos Robson Elias Botega (Engenharia Mecânica), Joe Jonas Vogel, João Pedro Schmitt, Antônio Sérgio de Souza Borges Junior, Fabrício Matheus Ronchi Konell e Fernando Gabriel Borgmann, todos do curso de Sistemas de Informação.

Sumô para desafio de robótica

O “Desafio em Robótica” promovido pelo Curso de Sistemas de Informação da Católica de Santa Catarina. A disputa ocorre, nas unidades de Jaraguá do Sul e Joinville. Os robôs foram criados pelos próprios participantes, ao longo de três treinamentos gratuitos.

No “Desafio em Robótica”, os robôs de sumô criados pelas equipes participantes se enfrentam num dojô (local onde se treinam artes marciais japonesas) montado para a competição. Durante a luta, um robô empurra o outro para tentar tirá-lo da arena. Ganha aquele que conseguir ficar dentro do espaço. Os robôs de sumô são autônomos, equipados com sonares que detectam o oponente dentro da arena.

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Projeto caixa de areia interativa

O Grupo de Robótica da Católica de Santa Catarina criou uma ferramenta de realidade avançada para o curso de Arquitetura e Urbanismo, com o uso de uma caixa de areia. Com o objetivo de facilitar a compreensão dos conteúdos relacionados à disciplina de Topografia.

Para que isso fosse possível, foram utilizados um computador (que roda um software específico de topografia), um projetor e um Kinect (sensor de movimentos desenvolvido para os videogames Xbox 360 e Xbox One). A imagem transmitida pelo software é projetada na caixa de areia e, quando os alunos mexem, os movimentos são captados pelo sensor. Essa estratégia possibilita que paisagem seja alterada visualmente e acompanhada pelos estudantes em tempo real.

Projeto brinquedo IoT

O objetivo deste projeto é determinar os conhecimentos necessários para a programação de dispositivos conectados à Internet, de forma a construir os conteúdos necessários ao ensino de Internet das Coisas no curso de Sistemas de Informação na Católica de Santa Catarina e em outras instituições de ensino. O projeto foi dividido em duas partes, sendo que a primeira parte se realizou em forma de estudo de programação para Mobile, web e Arduíno. A segunda parte (como testes do app em relação à conexão sem fio), foi feita por bluetooth utilizando o módulo bluetooth HC06, já que o aparelho wifi para Arduino não estava disponível no momento. Antes de a aplicação poder se conectar com o brinquedo, os testes foram feitos com um Arduino que continha um circuito à base de LEDS, que respondiam de acordo com as informações recebidas pelo módulo bluetooth enviadas pelo app.

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Seguidor para desafio de robótica

Foi um dia diferente para os participantes da 2a edição do “Desafio em Robótica” e contou com a participação de estudantes das escolas das regiões de Jaraguá do Sul e Joinville.

Para conseguir desenvolver os robôs, os alunos precisaram saber matemática, física, mecânica e raciocínio lógico, além de exercitar a criatividade. O professor Manfred Heil Junior, um dos organizadores da competição, destaca que a iniciativa ajudou os estudantes a enxergar a aplicação dos conceitos que aprendem na escola.

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